Olivete Salmória
salmoriaolivete@gmail.com


Parceiros

 

lages.png

 

lages_parque_jonas_ramos_peq.jpg

 

Arquivo

 
25 Abril 2017
A comunidade também deve compartilhar a busca por soluções

Quando a empresa Azul reduziu os voos semanais entre Lages e São Paulo alegando que tinha de deslocar suas aeronaves para atender a demanda do nordeste, aproveitando a alta temporada de turismo, até entendemos.

Mesmo se estendendo para além da alta temporada. Mas, o anuncio feito esta semana passada da redução dos oito voos iniciais para quatro por semana, de 8 de maio a 3 de setembro, em função das questões climáticas do inverno que dificultam as operações, nos deixou desconfiados. Parece estar apenas buscando desculpas para reduzir os voos desta linha. Tanto que o próprio gestor do aeroporto local, Klaus Ramos Klinger fez questão de deixar claro que “é uma decisão da empresa, que atinge não somente Lages, mas vários aeroportos da região Sul. No inverno passado não houve alterações e a aeronave pousou todos os dias, evidenciando que não há problemas com o nosso aeroporto”.  A desculpa parece mesmo esfarrapada e, se for assim, já começamos a temer que venhamos a ficar sem os voos dentro de algum tempo.

O poder público e a sociedade precisam intervir de alguma maneira para impedir que isso ocorra e voltarmos a ter dois aeroportos e nenhum voo.

Aliás, temos de nos unir para evitar também outras perdas. Com os episódios que culminaram com a dispensa de quatro jogados do Internacional, e mesmo o fraco desempenho do time nesta temporada - venceu o jogo contra a equipe B do Avai e graças a isso se mantece na série A- , se encaminha para mais uma destas perdas.

Sem contar o caso das instituições que por conta do marco regulatório estão fechando suas portas. Instituições de décadas, como a Alteri e a ASDF- Associação Serrana dos Deficientes Físicos - estão encerrando as atividades e vendendo seus espólios e a Samt e a Alam estão indo para o mesmo caminho se não receberem um socorro imediato.

A situação extrapola o poder público e chama toda a comunidade para o debate e busca de solução.

Até mesmo o Fórum das Entidades, tão atuante em todas as questões importantes para a cidade, parece ter se recolhido. Creio que este é o momento de ser parceiro do poder público para buscar algumas saídas para as questões aqui colocadas

25 Abril 2017
Amaral também pretende disputar como candidato a deputado estadual

roberto_amaral_psdb.jpg

 

“Precisamos de novos políticos, o que não significa dizer políticos novos”.

Roberto Amaral, presidente local do PSDB, falando sobre sua disposição em disputar as eleições no ano que vem como candidato a deputado estadual. Coloca-se como uma nova opção dentro os candidatos da região.

25 Abril 2017
CL traz matéria comovente da pequena Sara: ela precisa de ajuda

Sara.jpg

Falta.jpg

Fonte: CL de 25/04/2017

25 Abril 2017
Homenagem de Roberto Alves a Martinho Bin

unnamed_32.jpg

Publicado em sua coluna do DC de hoje (25)

24 Abril 2017
Até o laboratório para exame do DNA sofreu quebra de convênio

Na sessão da Câmara desta segunda-feira o  vereador Lucas Neves apresentou requerimento a ser enviado ao secretário estadual da Saúde, Vicente Caropresio, a respeito da renovação do convênio com o Estado para a realização dos exames de paternidade.

Justificativa do vereador:

Dado ao fato que os exames pararam em Lages, pelo fato da Secretaria de Estado da Saúde não renovar o convênio 36/2007 que expirou em 11/04/17.

Considerando que o Laboratório de Análises Genéticas juntamente o Instituto Paternidade Responsável é quem fazia a logística dos testes repassada pela Comarca de Lages, oriundos das Comarcas de Santa Catarina

Considerando que muitas pessoas não possuem condições financeiras para pagarem de forma particular o exame de DNA;

Considerando que o serviço é de grande importância para o Município de Lages, haja vista que é um dos únicos laboratórios públicos do Estado que faz testes de paternidade pela análise do DNA. São feitos, em média por ano, mais de 13 mil laudos.

Considerando que o serviço prestado é de qualidade (Recebeu certificado internacional de Controle de Qualidade, fornecido pelo Grupo Ibero-Americano de Trabalho em Análise de DNA, da Universidade de Granada, na Espanha).

Considerando que antes do DNA UDESC, os exames eram realizados por laboratórios particulares, que realizavam em média 600 exames por ano, que eram agendados pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Estado (Lacen/SC) e, às vezes, levavam dois anos para o agendamento e muitos não se realizavam;

Considerando que o tempo para a entrega do laudo era reduzido significativamente, que demonstra o sucesso efetivo do convênio e do programa. Por meio deste venho pedir encarecidamente para que se renove o convênio com o Laboratório de análises de DNA da UDESC/Lages-SC.

Sala das Sessões, 24 de abril de 2017

Lucas Neves - Vereador/PP

24 Abril 2017
O manejo da araucária será tema de workshop

unnamed_31.jpg

O evento vai aconteceu na CDL, mas a realização é do CAV e apoio da Amures e Fatma.

 

Objetivo: discutir o Manejo Sustentável da Araucária. A proposta é baseada em estudos científicos realizados pela Universidade que demonstram a necessidade de manejo da araucária. Para o professor André Hess, o manejo é uma garantia de sobrevivência da espécie, pois hoje as árvores estão crescendo menos e as mais velhas estão morrendo, dessa forma o manejo permitirá a renovação da floresta.

 

Mudanças na Legislação

Atualmente o corte da araucária é permitido em caso de risco a vida ou patrimônio ou é autorizado o aproveitamento da madeira quando ocorre a derrubada de árvores pela ação da natureza. Para o Professor de legislação agrária do CAV, Moisés Savian, a proposta defende que em casos específicos a legislação autorize os proprietários a tirar uma parcela das árvores de uma refloresta retornando depois de 15 a 20 anos para fazer um novo corte. A quantidade de árvores, explica o professor, dependerá de estudos técnicos, mas sempre será dimensionada de acordo com a capacidade da floresta regenerar.

 

24 Abril 2017
Acesso à Santa Terezinha do Salto será revitalizado

unnamed_30.jpg

 

O prefeito e equipe se reuniu nesta manhã (24), com os presidentes dos bairros do Petrópolis e adjacências.

Entre os pedidos estavam o apoio aos grupos culturais; o retorno das atividades com artesanato e esportivas; revitalização dos espaços públicos; contribuição na reforma da sede da comunidade, e melhorias no acesso à Av. Papa João XXIII, pela Rua Joinville.

No caso do loteamento Vila Romana e bairro Ipiranga, a reclamação é de que estão praticamente esquecidos e alijados diante de tantas necessidades, que vão desde os problemas da falta de água à reforma dos pontos de ônibus.

Da liderança do Frei Rogério, o pedido para a revitalização da Rua João José Godinho, que atualmente é bastante usada para desafogar o trânsito; para que seja revitalizada a Academia da Terceira Idade e do retorno dos instrutores.

 

Dois pedidos do Salto Caveiras

Do Salto Caveiras, o registro de 20 pedidos, mas, os principais, como a distribuição de água e a limpeza do acesso foram reforçados.

O prefeito Antonio Ceron deu a notícia de que o acesso à Santa Terezinha do Salto será totalmente revitalizado, e de que a questão da água já tem projeto em andamento junto à Semasa, inclusive, para o saneamento.

“As reinvindicações e até mesmo as críticas ajudam no planejamento de nossas ações. Estamos na Prefeitura para trabalhar em benefício das pessoas”, finalizou Ceron.

Fotos: Greik Pacheco

 
24 Abril 2017
Prorrogada a venda do Ingresso Cidadão

Ingresso.jpg

O período de venda do Ingresso Cidadão, destinado aos lageanos com desconto de 30%, foi estendido até o dia 10 de maio. A equipe da Gaby Produções estará à disposição para atendimento ao público de segunda a sexta, das 10h às 12h e das 14h às 18h, e aos sábados, das 10h às 18, na Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL).

 

Os valores do Ingresso Cidadão variam entre R$20 e R$60 e podem ser parcelados em até três vezes no cartão de crédito. Além desta facilidade, o lageano tem a comodidade de garantir o ingresso antecipadamente, com desconto no bilhete de pista e sem enfrentar filas no dia do evento.

 

Para adquirir o Ingresso Cidadão é necessário levar comprovante de residência, que pode ser uma conta de luz, água ou telefone. Será possível comprar até quatro ingressos por residência para cada dia do evento. 

24 Abril 2017
Vereadores de Bocaina acatam o veto do prefeito ao reajuste de salários

Luiz_Carlos_Schmuler__prefeito_de_Bocaina_do_Sul.JPG

O prefeito Luiz Schmuler vetou o projeto que concedia o segundo aumento - primeiro foi de 6,58% em janeiro - de 4% aos quatro funcionários da Câmara de Vereadores de Bocaina do Sul.

 

E, na semana passada, o veto foi apreciado pela Câmara e foi acatado por todos os nove vereadores. Quando foi aprovado contava com seis votos, apenas três vereadores haviam votado contra.

E na semana passada, durante a sessão, os vereadores disseram que foi "leviana", ao comentar a aprovação do projeto e que coloquei a população "contra os vereadores".  Mas os fatos falam por sí. O que há de leviandade em noticiar um fato?

Não foi eu que os coloquei contra a população. Eles é que provocaram a situação.

 

Última atualização em Segunda, 24 de Abril de 2017 17:45
24 Abril 2017
O Inter teve o melhor desempenho de todo o campeonato

unnamed_29.jpg

 

Ao acompanhar o desempenho do time do Inter durante todo o campeonato catarinense e o resultado no último jogo de ontem (23) - contra o Avaí por 2 X 0- só podemos concluir que os quatro jogadores afastados não estavam ajudando o time. Foi só eles sairem fora que o time deu um olé em um dos favoritos (está disputando o título do campeonato). Mas, um detalhe: jogou contra a equipe B do Avaí.

Enercino continua sendo a estrela do time e por conta de sua comemoração do gol, foi referência no Fantástico.

Foto: Milton Wolff

Última atualização em Segunda, 24 de Abril de 2017 15:05
Início  |  « Anterior12345678910Próximo »  |   Fim