Olivete Salmória
salmoriaolivete@gmail.com


Parceiros

 

lages.png

 

lages_parque_jonas_ramos_peq.jpg

 

Arquivo

 
Colombo levará a Brasília o relatório final: Só os municípios precisam de R$ 40 milhões para a recuperação

unnamed_25.jpg

Era 9h30min quando a comitiva, vindo de Brasília, com escala em Florianíopolis, chegou ao aeroporto de Lages.

O Ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho foi o primeiro a ser inquerido pela imprensa a respeito da visita. O ministro informou que está aguardando o relatório da Defes Civil do Estado que fala entre 20 a 30 mil atingidos. "A partir daí caberá ao ministério levantar os recursos necessários para recuperar estas regiões atingidas. Também trouxemos junto o diretor geral do Dnit para verificar as estradas federais para verificar da possibilidade de rapidamente restabelecer o tráfego nestas rodovias," disse Helder.

E disse ainda:

"Neste momento o governo do Estado garante a ajuda humanitária para as famílias atingidas, conjuntamente com a Defesa Civil Nacional. Inclusive enviamos técnicos da Defesa Civil para SC para acelerar a produção dos planos de trabalho para permitir enviar, o mais rápido possível os recursos necessários para que as obras de reconstrução possam acontecer."

"Estamos dialogando com o governo do estado no sentido de  continuar com a agenda (das obras de contençã). Inclusive estes eventos acontecidos nos últimos dias demonstraram claramente a importância das obras de contenção e de prevenção que foram realizadas com a parceria do governo estadual e o governo estadual."

 

unnamed_28.jpg

O ministro do Desenvolvimento Social e Agrário, Osmar Terra, também integrou a comitiva.

Osmar Terra disse que para os municípios que decretaram situação de emergência (são 12 somente na Serra) será antecipada a Bolsa Família em 15 dias. Também vão verificar a situação das comunidades indígenas e quilombolas e ver da necessidade de distribuição de alimentos, complementando o trabalho do Ministério da Integração Nacional.

"Só viemos buscar informações e ver in loco a situação e, a partir de amanhã, a gente começará a tomar medidas em Brasília para ajudar os atingidos," disse ele.

 

unnamed_29.jpg

Na terça-feira o governador Raimundo Colombo irá a Brasília para levar o levantamento completo de todos os estragos no estado e apresentar o quanto precisa para a recuperação.  Só para os municípios serão necessários cerca de R$ 40 milhões. Isso baseado nas enchentes de 2014, diz o governador.

Logicamente que para a recuperação das estradas o volume será bem maior.

 

No sobrevoo feito na região, o objetivo era mostrar o problema da BR 282 próximo ao Cerrito e os problemas em Otacílio Costa e valorizar o papel das duas barragens da região de Ituporanga e defender a construção do restante do projeto.

 

Fotos: Pablo Gomes

 

Segunda, 12 de Junho de 2017 12:36
Escrito por: Olivete Salmória | Última atualização em Segunda, 12 de Junho de 2017 16:09

Adicionar comentário

Código de segurança
Atualizar Código