Olivete Salmória
salmoriaolivete@gmail.com


Parceiros

lages.png

 

lages_parque_jonas_ramos_peq.jpg

 

Arquivo

 
O fim da longa espera pelo retorno da energia. Experiência de Campo Belo será estendida ao resto do estado

 

Experiência da Celesc em Campo Belo do Sul deverá ser estendida para o resto do estado. Trata-se da transferência automática de carga elétrica: a empresa implantou um sistema para reenergizar o município por outro alimentador, de forma automática, quando ocorre um defeito no sistema.

  O chefe da Divisão de Automação e Proteção ao Sistema Elétrico da Celesc, engenheiro Carlos Eduardo Marcussi Gomes, conta que, atualmente, a energia chega a Campo Belo por um alimentador vindo da subestação Lages Usina Caveiras, mas existe a opção de atendimento ao município por outro alimentador, vindo da subestação Anita Garibaldi, em caso de falha no primeiro.

 “Desde que o defeito não seja dentro da cidade, essa forma de transferência automática entre os alimentadores que atendem o município, permite reenergizar Campo Belo em menos que 30 segundos, atendendo à população com mais eficiência”, avalia.

De acordo com levantamento feito pela Agência Regional de Lages, que atende a Campo Belo do Sul, se o sistema estivesse disponível no início deste ano 80% das interrupções que afetaram o município poderiam ter sido solucionadas com mais rapidez.

Adicionar comentário

Código de segurança
Atualizar Código