Olivete Salmória
salmoriaolivete@gmail.com


Parceiros

251.jpg

 

lages_parque_jonas_ramos_peq.jpg

 

Arquivo

 
No ano passado os Bombeiros atenderam 95 casos de incêndio

unnamed.jpg

A Acil recebeu o comandante do 5º Batalhão de Bombeiro Militar (BBM), Tenente Coronel Ariovaldo da Silva Pacheco, o comandante da 1ª Companhia do 5º BBM, Tenente Ivonilson Varela Duarte e o chefe do Serviço de Atividades Técnicas, Tenente Thiago da Silva, que passaram um panorama geral sobre as atividades do batalhão em Lages.

Devido a extensa área atendida pelo batalhão, muitas vezes há a necessidade de acionar o resgate aéreo. O Ten. Cel. Ariovaldo explicou que fez uma parceria com o helicóptero Águia da Policia Militar para realizar alguns atendimentos.

 

 

O Tenente Varela repassou que em 2017 foram atendidas 3.218 ocorrências somente em Lages, entre elas destacou que

- 95 ocorrências foram incêndios em edificações,

- 2.217 atendimentos pré-hospitalares 

- 275 salvamentos e resgates.

Um dado repassado por ele e que chamou a atenção é o alto índice de trotes telefônicos e chamadas para resgatar animais que estão perigo, como por exemplo gatos no alto de árvores e cachorros em bueiros. 

Para finalizar, o Tenente Thiago repassou números referentes ao Serviço de Atividade Técnica (SAT) e serviço de prevenção. Em Lages no ano de 2017, houve:

- 620 análise de projetos,

- 284 vistoria de habite-se

-  8.262 vistorias de funcionamento.

O SAT de Lages atende também os municípios de São José do Cerrito, Capão Alto, Urupema, Bocaina e Painel e contam com apenas 6 vistoriadores. 

 

“Toda alta complexidade precisa que a vistoria ocorre até 30 dias antes de vencer o alvará. As edificações de baixa complexidade, os empresários podem emitir o alvará de funcionamento, através do site, por meio da autodeclaração”, explicou ele.

 

Por falar nisso, a vereadora Aidamart Hoffer deu andamento ao processo para obtenção do "Habite-se" da Câmara. Fez uma solenidade só para a entrega da vistoria dos Bombeiros.

Será que o agora presidente Luiz Marin dará continuidade ao processo. Ou seja: conseguirá o "habite-se" propriamente dito?

Adicionar comentário

Código de segurança
Atualizar Código