Olivete Salmória
salmoriaolivete@gmail.com


Parceiros

unnamed_38.jpg

 

251.jpg

 

unnamed_18.jpg

 

Arquivo

 
Polícia Ambiental expede nota sobre a mortandade de peixes no Caveiras. Análise não foi conclusiva

Com relação à mortandade de peixes no Rio Caveiras, da espécie popularmente conhecida como “Cará” (Geophagus brasiliensis), foi solicitado junto à Secretaria Municipal de Águas e Saneamento (Semasa) de Lages a realização de algumas análises físicas e químicas das amostras coletadas em duplicata em três pontos distintos no Rio Caveiras. As variáveis analisadas não fornecem subsídios conclusivos sobre o agente causador da morte dos peixes e sim sobre parâmetros de potabilidade da água, sendo utilizadas tão somente como parâmetros iniciais de investigação ambiental.

Desta forma, e considerando a especificidade de análises ambientais que o caso requer, foi solicitado novamente o apoio da Semasa, que está sendo parceira da Polícia Militar Ambiental na investigação da causa das mortes dos peixes, para intermediar junto à Agência de Regulação de Serviços Públicos de Santa Catarina (ARESC), subsídios necessários para realização de outras coletas de amostras e análises de água, que são essenciais para elucidação do fato, sendo elas:

- Microbiológicos: Coliformes Termotolerantes;

- Metais: Ferro dissolvido; Manganês dissolvido; Chumbo; Mercúrio; Cobre; e Arsênio.

-Fisico-Químicos: Sulfeto; DBO5; DQO; Fósforo; Nitrogênio Amoniacal; Nitrato; Oxigênio dissolvido; Sulfeto; Surfactantes Aniônicos; Fenóis Totais; pH; e Óleos e Graxas ( Vegetais e Animais/Minerais).

- Agrotóxicos: Paration; DDT; DDE; Malation; Glifosato; e Carbaril

As coletas acontecerão em pelo menos sete pontos distintos no Rio Caveiras na região do Salto. As ações da PMA foram limitadas por conta da falta de recursos de ordem técnica.

Catarinas Comunicação

Comentários  

 
#1 André 10-04-2018 21:42
O que diz a lei...a respeito da distância de lavouras das margens dos rios? Sem considerar o seu sobrenome!!!!
 

Adicionar comentário

Código de segurança
Atualizar Código