Olivete Salmória
salmoriaolivete@gmail.com


Parceiros

 

251.jpg

 

unnamed_18.jpg

 

Arquivo

 
Muitas das 67 lombadas eletrônicas serão retiradas ou substituidas por sinalização ou lombadas físicas

 

Lombadas_eletr__nicas_Lages_Adecir_Morais_6_2_2019.jpg

Na semana passada o procurador Agnelo Miranda esteve no Tribunal de Contas para verificar se havia possibilidade de ser feita uma contratação emergencial para fazer funcionar as lombadas, mas o tribunal descartou esta hipótese, disse ele.

Até mesmo o Tribunal de Contas tem o entendimento que as lombadas seriam o último recurso a ser adotado. Deve ser dado preferência sempre pela sinalização, redutores, lombadas físicas, etc... Pelo TCE para se implantar as lombadas eletrônicas é preciso que se faça uma análise muito criterioso do local, “não dá via, mas do local, considerando a possibilidade de ocorrência de acidente”, diz Agnelo.

Hoje existem 67 redutores eletrônicos instalados em Lages que já estão desativados desde o final do ano passado. Mas, segundo o prefeito e o secretário de Obras, muitos deles serão revistos, mesmo porque “o critério para instalação foram os locais de maior de maior trânsito e não os de maior risco de acidente”, visando unicamente a arrecadação, lembrou Ceron.

“A finalidade da lombada é prevenir o acidente, não arrecadar”, diz o procurador. Será feito, portanto um estudo criterioso a respeito para dar andamento a licitação, seguindo a resolução Nº 396, do Contran e acelerada a instalação de lombadas física e sinalização nos pontos em que serão retiradas as eletrônicas.

 

Jacinto_Bet.jpg

O ex-diretor do Trânsito, Jacinto Bet, disse que não sabe o que "o que o procurador foi procurar no TCE, pois ele já tinha definido que não podia existir emergencial para as lombadas. E, quem disse que as lombadas são o último recurso não é o TCE e sim o CTB. E as lombadas que o CTB se refere como última alternativa é a lombada física. Continuam falando besteira em Lages quando se trata de trânsito. Acorda prefeito e passe a ouvir pessoas que tenham compromisso com Lages e não com o próprio umbigo".

Segunda, 14 de Maio de 2018 14:39
Escrito por: Olivete Salmória | Última atualização em Segunda, 14 de Maio de 2018 21:47

Comentários  

 
#1 Nelson 14-05-2018 18:38
Não havia necessidade de ir no TCE/SC pra saber o óbvio!!!
Tem até cartilha pra isso:
http://www.tce.sc.gov.br/content/orientações-para-contratação-de-serviços-de-controladores-eletrônicos-de-trânsito-0
 

Adicionar comentário

Código de segurança
Atualizar Código