Olivete Salmória
salmoriaolivete@gmail.com


Parceiros

 

251.jpg

 

unnamed_18.jpg

 

Arquivo

 
Lombadas eletrônicas X lombadas físicas

A cada declaração do procurador do município se instala uma polêmica. A última delas foi com relação à recomendação do Tribunal de Contas para que se dê preferência às lombadas físicas em detrimento das lombadas eletrônicas.

O assunto surgiu quando da informação de que não se concluiria neste ano a licitação para a reativação das lombadas eletrônicas, cujo contrato extinguiu o ano passado e não estão funcionando desde então. Agnelo Miranda informou durante coletiva à imprensa que tinha ido ao TCE e este fez a recomendação de dar preferência à sinalização e lombadas físicas: “somente em último caso instalar as eletrônicas”.

 

unnamed_41.jpg

Informava também o secretário de Planejamento e Obras, Claiton Bertoluzzi que seria feito um estudo detalhado e avaliadas as 67 lombadas eletrônicas existentes e algumas delas serão substituídas. Acho mesmo que são muitas as lombadas que existem hoje na cidade e, podem sim, serem retiradas ou até mesmo substituídas algumas delas por lombada do tipo trafic calming, como as últimas instaladas.

 

Agnelo.jpg

Mas a questão que realmente causou polêmica foi a dita recomendação do TCE. A própria assessoria de comunicação do tribunal desmentiu que tenha feito tal recomendação. Das 10 cidades em que está encaminhando o processo de licitação das lombadas, apenas Lages ainda não recebeu a auditoria dos técnicos do TCE visando estabelecer os critérios para a licitação do sistema de fiscalização eletrônica.

Mas, a assessoria explica que em qualquer situação nunca iria recomendar que a preferência deve ser dada às lombadas físicas. Não podemos discordar de que é preciso um reestudo das lombadas. Todos sabem que se for apenas pela vontade dos moradores em todas as ruas haveria, se não uma lombada eletrônica, uma física. A cada rua que é pavimentada já se espera, em seguida, o pedido de lombada por parte dos moradores.

Comentários  

 
#2 Jacinto Bet 23-05-2018 18:45
Olivete. Quando estava responsável pelo Transito, e apresentamos o processo Licitatório para as Lombadas Eletronicas, todas elas posuiam os estudos técnicos exigidos pelo CONTRAN, estas desculpas esfarrapadas, inclusive envolvendo o TCE, é conversa fiada de quem não tem competencia. Agora como não tem quem responda à altura pelo assunto Transito, alguns entendidos levam o Prefeito a cometer equívocos. Lastimável
 
 
#1 Pepe 22-05-2018 14:36
A cada declaração uma pérola...
 

Adicionar comentário

Código de segurança
Atualizar Código