Olivete Salmória
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Infraero ainda trabalha na obtenção da homologação do aeroporto regional

Estive conversando com a superintendente do aeroporto regional de Correia Pinto, Márcia Silva Santos, nomeada pela Infraero, que hoje responde pelo mesmo. Observou que ainda está sendo encaminhada toda a documentação para a homologação do aeroporto por parte da Anac e a sua liberação para a operacionalização dos voos.

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Acredita que toda esta burocracia estará vencida até o final do ano. A questionei a respeito das algumas obras ainda necessárias e sobre os instrumentos para pouso e decolagem. Disse ela que algumas obras complementares que ainda sejam necessárias podem ser executadas mesmo depois do início das operações e já foi instalado o equipamento auxiliar de navegação.

Quanto ao caminhão de bombeiros, Marcia informou que algumas normas foram alteradas e hoje já não se torna obrigatório. Todo o mobiliário e demais equipamentos como elevador de esteira já estão no local porque a Infraero transferiu do aeroporto de Criciúma, após ter encerrado o contrato de administração. A empresa está hoje trabalhando na limpeza da pista e das instalações e contratou uma empresa para fazer a revisão de toda a rede elétrica das instalações.

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Márcia citou que desde quando esta rede elétrica foi feita, há 10 anos, parte danificou, mas sobretudo precisa ser feita a adaptação porque muita coisa mudou de lá para cá, como por exemplo o sistema de ar-condicionado. O custo para fazer isso não é pequeno, disse ela, embora não tenha adianto o valor.

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A pista continua em boas condições, mas os engenheiros analisam as erosões do terreno, uma vez que recebeu aterro cujo solo pode trabalhar com o tempo. Embora não seja ela que esteja conduzindo as negociações com as empresas aéreas, garante que elas estão acontecendo e há empresas interessadas.

A intenção não é a simples transferência dos voos da Azul para lá, mas oferecer outras opções de destino com aviões com até 144 lugares, sendo o que a pista do aeroporto regional comporta. Obviamente que não num primeiro momento, mas a Infraero também estuda a possibilidade de, paralelamente ao transporte de passageiros atuar como terminal de cargas, porque é necessário que seja superavitário.

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