Olivete Salmória
salmoriaolivete@gmail.com


Parceiros

 

Lages.jpg

 

unnamed_18.jpg

 

Arquivo

 
Vereador David pergunta à direção do Hospital Infantil se há condições de melhorar o atendimento no período de inverno

 

Ao Excelentíssimo Administrador do Hospital Infantil Seara do Bem Sr. Éder Alexandre Gonçalves:

 

Assunto: Atendimento na época de inverno.

Considerando a situação alarmante em que se encontra o Hospital Infantil de nossa cidade, o qual está passando por problemas com relação ao atendimento médico e hospitalar, uma vez que, inúmeras são as reclamações de pessoas que nos procuram relatando que estiveram no hospital com seus filhos doentes, tendo que aguardar por horas o atendimento, e como sabemos na época em que estamos de inverno, devido as baixas temperaturas de nossa cidade as gripes são mais frequentes, principalmente com relação as crianças e pré adolescentes, a maioria dos casos se referem a problemas respiratórios, como amidalite, bronquiolite, sinusite, rinite, pneumonia. Tendo sido diagnosticado no mês passado um caso de gripe A (H3N2) entre outras doenças, o que causa um aumento de procura e consequentemente de atendimentos no Hospital Infantil. E segundo informações tem dias em que este atende em torno de 235 pessoas, onde a triagem deve ser feita conforme determinação do Protocolo do Ministério da Saúde, que prevê os minutos e horas para a classificação de risco, onde os pacientes são separados por cores, sendo elas: azul pode aguardar até 4 horas; verde pode aguardar até 3 horas; amarelo pode aguardar até 30 minutos; laranja por até 15 minutos e vermelha atendimento na hora.

Contudo, devido ao grande fluxo de pacientes que aguardam atendimento, necessário se faz que nesta época de inverno, o número de médicos e profissionais para atendimento no hospital seja dobrado, para que este possa dar a população que necessita de tratamento médico e hospitalar, um atendimento digno, adequado e eficaz.

Diante disso, solicitamos as seguintes informações:

 1 - Haveria a possibilidade de dobrar o número de médicos e profissionais para atendimento no Hospital Infantil na época de inverno, principalmente nos meses de junho, julho e agosto?

 2 - Como está sendo administrado o problema de acúmulos de pacientes que aguardam na espera por 5/6 horas? E o que está sendo feito a respeito?

3 - Com relação ao Protocolo do Ministério da Saúde, o qual estabelece a divisão de acordo com a urgência de atendimento por cores. Como é feita esta triagem dos casos urgentes e não urgentes se não é realizado nenhum diagnóstico antes, sendo esta seleção determinada somente com as informações do paciente?

4 - Com relação ao caso diagnosticado de Gripe A, quais providências foram tomadas a este respeito?

 

Sala das Sessões, 10 de julho de 2018

 

 David Moro (MDB)

  Vereador

Comentários  

 
#1 Roselito Lins 10-07-2018 21:58
Boa noite Olivete,
Sabemos q a saúde no Brasil está longe do ideal. Entretanto, no Hospital infantil, local em que levo minha filha com frequência, nunca aguardei mais que 1h30min, e sempre fui muito bem atendido.
Aliás, coincidentement e, recentemente também utilizei o Pronto Socorro, onde o atendimento demora um pouco mais, mas em compensação, o atendimento que recebi é digno de elogios.
 

Adicionar comentário

Código de segurança
Atualizar Código