Olivete Salmória
salmoriaolivete@gmail.com


Parceiros

 

Lages.jpg

 

unnamed_18.jpg

 

Arquivo

 
Em busca da identidade econômica de Lages

A prefeitura contratou uma empresa de Florianópolis (Glóbulo) para fazer o estudo em busca de uma marca da cidade.

O prefeito em exercício, Juliano Polese está à frente deste projeto e cita entre outras coisas os cinco eixos que norteiam o estudo: turismo, comércio, tecnologia e inovação, metalomecânica, madeira e agronegócio e acrescenta a eles mais um: saúde.

Lages.jpg

No meu entendimento se são muitas as áreas que poderiam dar uma marca a Lages é porque não tem nenhuma.

Esta proposta parte da ideia que Lages ainda não tem sua identidade econômica, como São Joaquim, por exemplo, que recebeu agora o título de Capital Nacional da Maçã.

Pelo contrário! Tem sua identidade e ela precisam apenas se melhor trabalhados. Lages sempre foi conhecida pela qualidade de sua genética na área da pecuária. A produção de animais de alta qualidade genética é sua marca.

expo.jpg

Não podemos esquecer que foi pioneira na venda de sêmen, ainda na década de 1980, da cabana Cinco em Flor, do famoso pecuarista Al Neto. Vendia até para a Europa os sêmens do seu rebanho charolês, raça aperfeiçoada aqui.

Ao que parece, na cabeça de nossas autoridades, ter na pecuária o seu grande potencial econômico é ficar preso ao passado.

O que precisamos é canalizar os esforços para este modelo. Temos de trabalhar o turismo e a tecnologia produzida aqui a serviço da pecuária. Casando as iniciativas já existentes, visto que o turismo rural também precisa ser realimentado e revisitado para se oferecer alternativas diferentes. Foi pioneira no turismo rural, mas parou no tempo porque não conseguiu agregar nada ao projeto inicial.

A marca de Lages continua sendo a pecuária e está ai a Expolages para comprovar isso. Em segundo lugar é a madeira, com as nossas belas araucárias e as grandes áreas de reflorestamento.

O estudo a ser feito tem de ser focado não na identificação da marca, mas nas ações para explorar seu potencial.

Adicionar comentário

Código de segurança
Atualizar Código